Cada vez mais os pacientes chegam aos consultórios reclamando de dores no estômago, queimação e incômodo, esses são os principais sintomas da gastrite que também podem vir acompanhados de enjoos.

Uma dieta balanceada é parte fundamental do tratamento, evitando piora dos sintomas e da inflamação na mucosa estomacal. O paciente deve consumir muitos legumes, frutas, carne branca e peixes, evitando molhos, frituras e alimentos industrializados.

Evite ficar com o estômago vazio, se alimentar de três em três horas ajuda a recuperar as feridas causadas pela gastrite e a dieta varia de acordo com cada paciente, dependendo da tolerância de cada um. Porém, alguns alimentos são benéficos:

Hortelã e alecrim: Os chás preparados com essas ervas são poderosos aliados da boa digestão. Essas ervas diminuem a acidez, aliviando as azias, gases e cólicas.

Frutas: O recomendado é que seja consumido de quatro a cinco porções de frutas por dia, é importante lembrar que elas não podem ser ácidas. Dê preferência a laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão.

Suco de Aloe Vera: Essa erva tem função cicatrizante, contribuindo na cura da ferida estomacal.

Lactobacilos: O consumo regular de lactobacilos, encontrado em iogurtes ou vendidos em pó, mantém o estômago com bactérias benéficas que são destruídas pela gastrite.

Biomassa de banana verde: A banana quando cozida apresenta um amido resistente que mantém os lactobacilos vivos, auxiliando na recuperação do tecido estomacal.

Peixe e frango: O consumo de carne é liberado para quem sofre de gastrite, porém não podem ser fritas e nem ter gordura.

Suco verde: Rico em zinco, vitamina C, magnésio e antioxidantes, substâncias fundamentais para recuperação do estômago.

Legumes e verduras refogados: Consuma legumes e verduras refogados, pois as folhas podem incomodar as paredes do estômago. No início do tratamento é recomendado evitar o consumo de repolho, couve crua, escarola, alface e agrião.

Caldo de feijão: O grão do feijão deve ser evitado, pois eles fermentam, mas o caldo tem uma fácil digestão e apresenta os mesmo nutrientes que o caroço.