A proteína sempre está presente nas dietas que prometem grande perda de peso, mas sua função vai além do emagrecimento, como produção de anticorpos, construção de novos tecidos e hipertrofia dos músculos.

A quantidade ideal a ser consumida por dia varia de acordo com cada organismo, mas no geral, é recomendado de 0,8 a 1,2 gramas por quilo que a pessoa pesa. Os alimentos que mais possuem proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais também possuem boa quantidade como ervilha, feijão e soja.

Confira uma lista de alimentos para inserir na dieta:

Soja: Possui alto teor de proteína, porém como a maior parte da produção é transgênica, muitos podem ter intolerância.

Camarão: Não deve ser consumido diariamente devido ao colesterol, o recomendado é a preparação no vapor.

Frango: Para evitar a ingestão de gordura, recomenda-se o consumo do peito e sem pele.

Salmão: Proporciona uma rápida recuperação muscular devido a quantia de ômega 3.

Amêndoa: Ideal para ser consumido entre as refeições, pois garante a sensação de saciedade.

Carne vermelha: Formam o colágeno e queratina, porém deve se evitar as opções com gordura.

Peixes: Excelente alimento e funciona como barreira à absorção de toxinas.

Leite de vaca: O leite e seus derivados são compostos por quantias iguais de proteína, carboidratos e gorduras.

Ovo: Também possuem vitamina B12, promovendo a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.