A infância é o período em que os filhos devem ser educados na forma de andar, falar, se comportar e até mesmo de comer. A fase de aprendizagem tem que ser aproveitada para ensinar as crianças a terem bons hábitos alimentares.

Para isso, é importante que os pais deem o exemplo, consumindo alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. Outros fatores que estimulam as crianças a comer melhor são: Não oferecer guloseimas aos filhos todos os dias, não permitir o consumo de produtos industrializados com frequência, prepararem lanches naturais para que o filho leve na escola e impedir que a refeição seja feita em frente à televisão, computador ou qualquer outro objeto que tire a atenção.

É extremamente normal que a criança acumule gordura para o processo de crescimento, mas caso esse acúmulo seja excessivo, é recomendado a ajuda de um profissional para uma redução saudável de peso. A dieta restritiva, comum entre os adultos, não deve ser aplicado às crianças, pois pode prejudicar no desenvolvimento e deixar a imunidade baixa, devido à deficiência de nutrientes.

Na infância, o consumo de diversos nutrientes é essencial, pois auxiliam na formação dos dentes, ossos, músculos e tecidos, além de protegerem de diversas doenças. Os principais nutrientes a serem consumidos são:

Ferro: Até os 4 anos o requerimento de ferro é elevado, sendo importante consumir carnes ou peixes.

Cálcio: Mineral fundamental para os crescimentos dos ossos e dentes, por isso o ideal é que a criança consuma, em média, 3 vezes ao dia leite ou derivados.

Vitamina A: Mantém a pele saudável e auxilia no desenvolvimento celular.

Vitamina C: Fortalece o sistema imune e é importante para o crescimento. Além de ser um forte aliado na absorção do ferro.

Vitamina D: Essencial para o metabolismo do cálcio, pode ser sintetizada pela ação do sol através da pele.