Uma das maiores preocupações das mamães é se está produzindo leite o suficiente, já que durante os primeiros seis meses, os bebês devem se alimentar exclusivamente de leite materno, que fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o bom desenvolvimento da criança.

Muitas vezes a produção do leite diminui, isso pode ocorrer por vários motivos, entre eles está o uso de certos medicamentos ou a espera de muito tempo para amamentar. Quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido, portanto é importante aumentar a frequência da mamada para estimular a lactação nos primeiros meses.

A ingestão de 3 a 4 litros de líquidos diariamente garante a boa produção de leite. Além de se hidratar bem, a ingestão de certos alimentos auxiliam a aumentar a produção de leite como sementes de feno-grego, sementes de erva-doce, alho, sementes de cominho, sementes de gergelim preto, manjericão, vegetais vermelhos, nozes e frutas secas,  aveia, óleo e manteiga, salmão, arroz integral, iogurte e lentilha.

Na primeira e última refeição do dia, consuma frutas, de preferência os morangos, amoras, laranja-lima, lima-da-pérsia, graviola, pinha, fruta-do-conde, mamão, uva, banana, coco, maçã, figo, pêra, uva, jaca e melão.

Antes e depois de amamentar é necessário se hidratar, uma boa opção é o chá, podendo ser de anis verde, melissa, urtiga, angélica, erva-doce, cidreira ou hortelã.

Descansar sempre que possível dá mais energia ao corpo para produzir leite, para isso pode-se contar com o auxílio de ervas calmantes que auxiliam no bem-estar da mamãe, como maracujá, tília, flor de laranja, raiz de valeriana e lúpulo.