Além de saborosas, as frutas trazem vários benefícios à saúde. O recomendado é que se consuma de três a cinco porções de frutas por dia e há um motivo para isso. Pesquisadores do Instituto Catalão de Oncologia (ICO) analisam a relação entre o consumo de frutas e o combate do câncer e outras doenças.

Conheça alguns dos benefícios:

  • As frutas mantêm o corpo hidratado devido ao alto teor de água contido nelas, colaborando na eliminação de toxinas.
  • Além de contribuirem no bom funcionamento do intestino, auxiliam no controle do colesterol ruim, na prevenção de predras na vesícula biliar, do câncer de cólon, do diabetes, da diverticulite, da hemorróidas e das úlceras varicosas.
  • Algumas frutas como o melão, morango, kiwi, as frutas cítricas de modo geral e tropicais são alimentos ricos em vitamina C.
  • Ricas em potássio, as frutas auxiliam no funcionamento normal dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos.
  • Antioxidantes, protegem o organismo de doenças relacionadas ao sistema nervoso, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e catarata.

Para usufruir desses benefícios é só escolher qual a sua fruta preferida.

Banana: o consumo diário da fruta pode reduzir em cerca 21% a chance de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso acontece devido à quantidade de potássio presente na banana.

Frutas cítricas: São alimentos antioxidantes que reagem contra inflamações e melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos.

Framboesa preta: Rica em ácido elágico, antocianinas e antioxidantes, a fruta auxilia no combate do câncer de cólon e esôfago.

Maçã: Rica em flavonoides, os quais estão presentes na casca, pode reduzir o risco de câncer colorretal. Além disso, previni contra o colesterol alto, doenças cardíacas, diabetes, problemas respiratórios, disfunções cerebrais e ainda ajuda a manter a forma.

Melancia: Pode ajudar na prevenção de ataques cardíacos e hipertensão, mantém baixo o nível do colesterol e reduz o acúmulo de gordura, e ainda melhora o desempenho sexual.

Melão: O extrato do melão amargo pode diminuir o crescimento de células do câncer de mama.

Morango: Tem efeito fotoprotetor que protege as células da pele contra o câncer.