Os alimentos orgânicos são cultivados ou produzidos respeitando o meio ambiente e visando a qualidade, já que não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa poluir ou causar danos a saúde de quem consumir. Por serem obtidos de forma natural, são mais saborosos e nutritivos.

Já podem ser encontrados em comercialização vários tipos de alimentos orgânicos, como frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e carnes. Um ponto negativo é que esses alimentos normalmente são substancialmente mais caros que os não orgânicos. Isso provavelmente acontece devido à maior necessidade de anseio ao produzir ou cultivar, as perdas diversas, e a menor eficiência de produção ou cultivo devido ao não uso de produtos estimulantes.

Para as carnes, o cuidado com o rebanho e a granja é redobrado, para que os animais não se estressem, a alimentação é a base de grãos, cereais, legumes e verduras orgânicas, além de não haver aplicação de hormônios, antiobióticos e anabolizantes.

Veja quais as vantagens em se consumir alimentos orgânicos:

  • Evita problemas de saúdes provocados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Os resíduos dessas substâncias podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
  • Os alimentos cultivados apresentam maior valor nutritivo, uma vez que, os solos são balanceados com adubos naturais.
  • São mais saborosos já que não são utilizados produtos químicos que alteram o sabor e o aroma.
  • A agricultura orgânica preserva os recursos naturais.
  • Protege a qualidade da água, já que os agrotóxicos podem atingir lençóis freáticos.

Mas vale lembrar que mesmo o produto sendo orgânico é fundamental que seja feita a limpeza dos alimentos antes de consumí-los, pois há o risco de contaminação por bactérias. O ideal é que além de lavar, os alimentos devem ficar por uns minutos de molho em uma solução composta por água e vinagre, garantindo assim uma maior eficiência na remoção de bactérias maléficas a saúde.