O queridinho dos atletas é o ovo, o alimento possui um alto teor de proteína e 13 nutrientes que são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. Um ovo pode substituir uma carne vermelha com 50 gramas, apesar de ter um pouco menos de nutrientes, a clara do ovo possui albumina, um tipo de proteína com grande biodisponibilidade, sendo uma ótima opção para os vegetarianos.

Por muito tempo, o ovo foi visto como vilão, porém já foi comprovado que um ovo por dia não ultrapassará o consumo diário de colesterol. O único cuidado quanto a ingestão do alimento é quanto ao cozimento, o ovo não pode ser ingerido cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais, como a salmonela.

Confira quais são os benefícios proporcionados:

Ajuda a emagrecer: Por ser rico em proteínas, a sua digestão é lenta, fazendo com que a sensação de saciedade dure por mais tempo.

Tonifica os músculos: Ajuda no crescimento e manutenção dos músculos, devido a ação da leucina.

Bom para o cérebro: Uma das principais fontes de colina, nutriente importante para o desenvolvimento cerebral, da concentração e da memória, além de prevenir a doença de Alzheimer.

Benéfico para as gestantes: A colina presente no ovo reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto.

Antioxidante: Rico em carotenoides, vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Protege as células dos radicais livres e evita o envelhecimento celular.

Ajuda a visão: As substâncias zeaxantina e luteína, que têm função antioxidante, protegem os olhos da ação da luz, evitando a degeneração macular.

Previne problemas cardíacos: O consumo regular de ovos evita coágulos sanguíneos, acidente vascular e ataques cardíacos.

Fortalece os cabelos e as unhas: O alto teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais deixam os cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.

É importante que o ovo seja armazenado em local fresco e arejado, pois se exposto ao calor aumenta o risco de proliferação de bactérias.