Qualidade em Nutrição

 

Novidades sobre alimentacão saudável, dicas e tudo o mais que você precisa saber sobre como os alimentos podem ajudar na manutenção da saúde e na busca de uma vida com bem-estar você encontra aqui, no Qualidade em Nutrição.

 

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No mercado há uma grande variedade de óleos de cozinha, deixando as pessoas em dúvida a respeito de qual a melhor opção para o nosso organismo. Os óleos de origem vegetal são mais saudáveis que os de origem animal, isso por possuírem menos gordura saturada.

Quando se faz um acompanhamento com nutricionista, eles sempre nos pedem o mesmo, consumir pratos que sejam bem coloridos. E nada melhor do que uma beterraba para dar uma cor viva a sua alimentação.

Tratamentos estéticos e cuidados com a limpeza do rosto são fundamentais para estar sempre com a pele hidratada e sem oleosidade, mas uma dica importante é ter uma dieta balanceada para estar sempre bonita e saudável.

O hábito de tomar chás é muito saudável, seja quente ou frio proporcionam o relaxamento e bem-estar, além de oferecer diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.


Apesar de terem diversos efeitos funcionais, os chás não devem substituir o uso de medicamentos sem prescrição médica, pois o fato de serem naturais não elimina os efeitos colaterais. Portanto, ter conhecimento da planta que irá utilizar no chá antes de consumir pode ajudar a evitar e aliviar determinados sintomas,  sendo um aliado no medicamento químico.

Conheça os principais chás e seus benefícios:

Capim cidreira: Além de ser um calmante, ainda ajuda no processo digestivo e alivia problemas de gases.

Camomila: Também de ação calmante, esta erva é ideal para combater ansiedade, insônia, enxaqueca e aliviar as dores da cólica.

Hortelã: Protege o organismo de bactérias ruins, principalmente o intestino, além de auxiliar na digestão, combatendo azias e gases.

Alecrim: Aliado na perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade, ainda alivia as dores da cólica renal e menstrual, e ajuda a eliminar o fungo cândida do organismo.

Erva doce: Extremamente relaxante, ajuda no combate a cólicas e gases.

Chá mate: Possui ação termogênica e antioxidade, acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce. Mas atenção, pessoas com hipertensão devem evitar o exagero, pois o mate aumenta a circulação e pode irritar a parede do estômago de quem tem gastrite.

Chá de canela: Aliada no controle de diabetes, ajuda na redução da glicemia e regula o açúcar no sangue.

Chá verde: Fortalece o sistema imunológico, auxilia no emagrecimento, previne problemas cardiovasculares e tem princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer.

Chá de hibisco: Uma boa opção para os hipertensos porque elimina a gordura, ainda ajuda no controle do colesterol e é diurético.

Chá de gengibre: Excelente contra cólicas, enjoos e náuseas, além de ajudar no combate à celulite.

Chá de maracujá: Ajuda a combater a ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

Chá de maçã: Tem ação calmante, ajuda na digestão e ainda tem efeito diurético e laxante.

Boldo: Melhora os problemas de estômago, como cólicas, gases, azia e gastrite.

Para ter um melhor aproveitamento das propriedades teraupêticas dos chás, compre ervas a granel e tenha ciência da procedência da planta.

Estamos acostumados a ouvir médicos e nutricionistas dizerem que um cálice de vinho por dia é benéfico à saúde, porém poucos sabem quais são as melhorias ocasionadas pelas substâncias presente na bebida.

Todos os alimentos fazem que o organismo gaste calorias e energia durante sua digestão, mas alguns gastam mais do que os outros. Os alimentos classificados como termogênicos induzem o metabolismo a acelerar, consequentemente há um aumento da queima de gordura.

A ansiedade está ganhando destaque nos consultórios junto com a depressão e cada vez mais precisam da intervenção de medicação e psicoterapia.  O que poucos sabem é que a alimentação também é uma forte aliada no combate ao nervosismo e uma dieta balanceada pode acalmar o paciente.

Os rins têm a função de prevenir muitas enfermidades e manter o bom funcionamento geral do organismo, como eliminar as toxinas e resíduos desnecessários através da urina, por isso é considerado um dos mais importantes órgãos do corpo.

Atualmente a turma fitness está cortando o glúten da dieta com a intenção de conquistar uma barriga sequinha, porém alguns possuem realmente a necessidade de eliminar o glúten devido a doença celíaca (DC).

O sódio é um mineral presente no sal de cozinha, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é indicado o consumo de duas gramas de sódio diariamente, porém estima-se que no Brasil, o consumo médio seja de 12 gramas por pessoa, podendo causar várias complicações de saúde.

Apesar de serem pequenas, as amêndoas são consideradas um dos melhores alimentos do mundo quando se trata de benefícios ao corpo e à saúde. A oleaginosa é facilmente encontrada o ano todo e é rica em nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

A anemia do tipo ferropriva é a mais comum entre os que possuem anemia, que é causada pela deficiência de ferro no organismo. A falta desse nutriente acarreta na má formação da hemoglobina e da mioglobina, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio.