A infecção urinária é o nome dado a qualquer infecção no trato urinário, sendo uretra, bexiga, ureteres ou rins, sendo mais comumente decorrente da presença de bactérias, em 95% dos casos. O trato urinário costuma expelir os organismos estranhos do corpo, porém em alguns casos a bactéria se desenvolve, ocasionando uma infecção, que pode ser extremamente dolorida, de acordo com a região.

Tanto homens como mulheres podem sofrer com o problema, porém na fase adulta, é mais comum nas mulheres, pois a proximidade do ânus com a uretra facilita a infecção por bactérias, enquanto durante o primeiro ano de vida, esta patologia é mais frequente nos meninos.

Diversos são os fatores que colaboram para o aparecimento de infecções urinárias, sendo mais comum a higiene íntima inadequada:

  • Durante a gravidez a defesa do organismo feminino diminui;
  • Dibetes;
  • Climatério;
  • Obstrução urinária;
  • Inserção de corpos estranhos na uretra;
  • Problemas neurológicos que podem interferir no fluxo urinário;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Infecções ginecológicas.

Os tipos e sintomas variam de acordo com o local em que há a infecção, podendo ser:

Cistite (Infecção na bexiga): Ardência, dor ou desconforto para urinar; Sangue na urina; Vontade constante de urinar, mesmo com a bexiga vazia; Sensação de peso na bexiga; Urgência urinária.

Uretrite (Infecção na uretra): Corrimento pela uretra; Ardência para urinar; Sangue no sêmen e na urina; Incômodo nos órgãos genitais; Dor durante o sexo.

Pielonefrite (Infecção nos rins): Febre alta; Calafrios; Náuseas e vômitos; Dor lombar; Prostração; Desorientação; Sangue na urina.

Normalmente, o tratamento é feito com o uso regular de antibióticos e pode ser receitado um analgésico para aliviar a dor e ardência ao urinar. Além do uso correto da medicação, outros cuidados podem ajudar na recuperação, como beber muita água, evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína e aplicar uma bolsa térmica com água morna na região abdominal.