Nas últimas duas décadas houve um aumento de 68% nos números de mortes femininas devido ao câncer de mama, se tornando a principal causa de óbito em mulheres entre 40 e 69 anos.

Assim como outro tipo de câncer, o de mama também é caracterizado por uma multiplicação incontrolável de células anormais e quanto mais essas células se dividem, maior é a agressividade para o organismo, já que podem atingir outros órgãos.

A prevenção do câncer de mama é fundamental, todas as mulheres devem constantemente praticar o auto-exame para conhecer o seu corpo e notar caso algo diferente apareça como nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, entre outros. Cerca de 80% dos casos de câncer são descobertos pela própria mulher durante o toque e caso ainda esteja no início, a chance de cura é maior.

É recomendado que o auto-exame seja feito mensalmente por todas as mulheres a partir dos 21 anos de idade, sete dias após o início da menstruação. Após o período da menopausa deve ser definido um dia do mês e realizar o exame todos os meses.

Mas é necessário se cuidar e ter uma vida saudável para reduzir a chance de desenvolver um tumor maligno. O excesso de peso e o número elevado de ciclos menstruais são uns dos principais fatores que estimulam o surgimento do câncer.

Coma bem: siga uma dieta balanceada, com baixo teor de gordura animal, pouca carne vermelha e com grande quantidade de legumes, verduras e frutas.

Se exercite: Sair do sedentarismo e praticar regularmente atividades físicas além de ser saudável, ainda evita uma série de problemas.

Evite o tabaco e álcool: O uso de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar estão relacionados há diversos outros tipos de câncer, por isso é bom evitá-los.

Relaxe: É essencial manter uma vida tranquila, sem ansiedade, insônia, náusea e irritabilidade.

Mas mulheres lembrem-se que a visita ao médico é indispensável e deve ser feita a cada três anos por mulheres com menos de 40 anos e anualmente por aquelas acima dos 40 anos.