Com o avanço da idade é comum que algumas doenças comecem a interferir na saúde dos idosos. De acordo com o IBGE, 3 em cada 4 idosos sofrem de alguma doença crônica, sendo a maioria delas incurável.

As doenças que mais atingem os idosos podem ser controladas e muitas vezes prevenidas, desde que haja uma melhoria no estilo de vida, com uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas. As principais doenças que atingem a terceira idade são:

Mal de Parkinson: Um distúrbio cerebral que provoca deterioração progressiva, provocando a rigidez muscular, tremores involuntários, lentidão dos movimentos e até mesmo dificuldade para engolir os alimentos.

Mal de Alzheimer: Caracterizada pela dificuldade em pensar e memorizar, altera principalmente o comportamento do paciente, podendo levar à demência.

Acidente Vascular Cerebral: Uma das principais causas de morte ou de incapacidade física e mental, provocando dificuldade de fala, compreensão e alimentação.

Osteoporose: Fragilidade dos ossos causada por falta de cálcio, quem sofre do problema também tem mais dificuldade para se recuperar de fraturas.

Hipertensão arterial: De origem genética ou causada pelo estilo de vida irregular, é caracterizada quando há a elevação da pressão arterial.

Diabetes: Altos níveis de açúcar no sangue, a tendência é que a doença aumente junto com a idade.

Osteartrose: Desgaste das articulações, pode atingir a coluna, joelhos, quadril e mãos.

Catarata: Doença que prejudica a visão, podendo ser tratada com facilidade.

A partir dos 60 anos é importante que o idoso faça acompanhamento com o médico geriatra, quando a doença é descoberta no início, a chance do problema progredir são menores se feito o tratamento adequado.