Muitos adultos sofrem com problemas na tireoide, mas muitas vezes não sabem como identificar, passando por despercebido e se agravando. A tireoide é uma glândula de grande importância ao bom funcionamento do organismo, já que ela regula o metabolismo do corpo. Essa glândula define a velocidade em que as calorias são queimadas, o quão rápido bate o coração e ainda é responsável pelo equilíbrio hormonal.

Há dois tipos de alteração no funcionamento da tireoide: se funcionar exageradamente é chamado de hipertireoidismo, mas se o funcionamento da glândula for baixo, chamamos de hipotireoidismo.

Conheça os principais sintomas de uma possível alteração no funcionamento da tireoide:

Desconforto na garganta e pescoço: A tireoide fica localizada no pescoço, portanto se sente algum incômodo na região ou algum caroço é bom verificar, pois a glândula pode estar alterada;

Dificuldade de concentração e esquecimento: O funcionamento da tireoide afeta diretamente na concentração e memória. A falta de concentração é um sinal de hipertireoidismo, enquanto o esquecimento constante é sintoma de hipotireoidismo.

Alteração na pele e no cabelo: A queda do cabelo é algo extremamente normal, mas se perceber que a queda está exagerada pode ser que o funcionamento da tireoide está alterado. Além do mais, pele seca e com coceira também são sinais de problemas na glândula.

Aumento de peso: Se não houve alteração na dieta e as atividades praticadas e o peso está aumentando sem alguma razão aparente, procure um médico, pois pode ser sinal de hipotireoidismo. Porém, se ocorrer o contrário, estiver perdendo muito peso também sem razão, pode hipotireoidismo.

Alteração de ânimo e humor: Sonolência e cansaço constante pode ser hipotireoidismo, já que desacelera a função do corpo, deixando o paciente com fadiga o tempo todo. Outro sinal de problema é constante irritabilidade, nervosismo e depressão.

Dor muscular: Dores musculares e formigamentos sem razão podem ser outro sinal de disfunção da tireoide, já que pode danificar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do corpo.

Prisão de ventre: Se você segue uma dieta balanceada e se exercita regularmente e ainda assim sofre com prisão de ventre e dificuldade na digestão, procure um médico para examinar a tireoide.

Palpitação e alteração de pressão: Aceleração dos batimentos cardíacos e pressão alta podem também serem sintomas, ainda mais se não melhoram com a prática de atividade física e dieta.

Se sentir constantemente algum  desses sintomas, é importante que procure um endocrinologista, que irá realizar uma série de exames e definir qual o tratamento adequado para cada caso.