Todos os meses, a maioria das mulheres sofre com os mesmos problemas: TPM e cólica menstrual, para algumas o incômodo é leve, mas outras mulheres sofrem muito com as dores e chegam a ficarem impossibilitadas de outras atividades nesse período.

As cólicas menstruais são manifestadas através de uma dor pélvica e é causada pela liberação de uma substância, a prostaglandina, que faz o útero contrair para liberar o endométrio em forma de sangramento menstrual. Quando muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas e dor de cabeça.

 A intensidade de cólica pode variar de acordo com alguns fatores como, a quantidade do fluxo menstrual, a presença de coágulos e o tamanho do orifício do colo do útero.

As cólicas podem ser amenizadas com algumas mudanças de atitudes e comportamento:

  1. Tome medicamentos com orientação médica à base de antiespasmódicos ou com anticoncepcional.
  2. Fique deitada com a barriga para baixo, comprimindo-a. Isso ameniza as dores.
  3. Pratique exercícios físicos como alongamento, ioga, caminhada ou ciclismo.
  4. Faça um controle respiratório. Isso contribui para a diminuição das tensões que agravam as dores.
  5. Beba chás de ervas que possuem efeito analgésico e antiespamódico.
  6. Fazer acupuntura tem efeito anlgésico e regula o ciclo menstrual.
  7. Coloque uma bolsa de água quente na região lombar e no abdome, o calor relaxa a musculatura, aliviando as dores.
  8. Faça massagem. Alguns pontos ao serem massageados aliviam os sintomas.
  9. Dê preferência a alimentos com cálcio, magnésio e gorduras poliinsaturadas. Além de serem relaxantes musculares, tem poder anti-inflamatório.
  10. Evite alimentos ricos em gorduras e com cafeína, pois aumentam a produção de hormônios femininos.