O câncer tem o seu início com o descontrole de algumas células que se multiplicam mais rápido do que outras normais, e no caso do câncer bucal o índice de casos é maior em homens acima de 40 anos.

Infelizmente, nem todos os casos de câncer de boca podem ser evitados, mas o risco pode ser reduzido se evitar alguns fatores considerados de risco:

Tabagismo e álcool: o fumo e o álcool estão entre os fatores de risco mais importantes para esse tipo de doença, por isso limitar a ingestão de bebidas e o fumo irá reduzir significativamente a chance de desenvolver o câncer.

HPV: O risco de infecção por HPV de boca e da garganta está aumentando em pessoas que praticam sexo oral sem proteção e possui vários parceiros. A infecção danifica o sistema imunológico e as células da cavidade oral.

Exposição à luz ultravioleta: A radiação ultravioleta é um fator de risco importante para o câncer de lábio e de pele. Portanto, se possível limite a exposição ao Sol.

Dentaduras apertadas: As dentaduras apertadas ou que não encaixam corretamente irritam a cavidade oral, podendo provocar feridas.

Além do mais, manter uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são fundamentais para evitar qualquer tipo de câncer.