Qualidade em Medicina

 

No Qualidade em Medicina você encontra as mais avançadas técnicas e novidades sobre prevenção e manutenção da sua saúde. Tudo o que a medicina pode proporcionar a seu corpo e sua mente para uma melhor qualidade de vida.

 

Mais sobre Medicina

Uma das causas líderes em morte no mundo são as doenças cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio, por isso é necessário ficar atento a qualquer sinal, que podem ocorrer em qualquer idade, até mesmo nos jovens.

A pílula do dia seguinte funciona como uma bomba hormonal no organismo da mulher, por isso devo ser evitada e usada somente em casos de extrema urgência, como esquecimento da pílula anticoncepcional regular ou rompimento do preservativo.

Qualquer pessoa pode ter uma crise epiléptica , seja por um traumatismo craniano, um forte impacto ou até mesmo repentinamente e é preciso estar atento a todos os fatores para ter o tratamento mais adequado. A epilepsia é uma síndrome neurológica causada por alterações nas descargas elétricas cerebrais, que provocam crises epilépticas de vários tipos, dependendo da área cerebral que foi afetada.

Com a queda de temperatura, as doenças respiratórias começam a se manifestar com mais frequência, porém algumas pessoas já sofrem com a doença crônica, como no caso da asma. Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 235 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma. No Brasil essa doença crônica, que está entre as mais comuns, atinge 10% da população.

Amplamente conhecida por nós e indicada por médicos para evitar a gravidez, as pílulas anticoncepcionais são muito mais que isso. Elas podem aliviar dores, o inchaço, e alguns outros sintomas da tensão pré-menstrual que, segundo os dados do Ministério da Saúde, atualmente atinge cerca de 70% das mulheres no Brasil.

Muitos adultos sofrem com problemas na tireoide, mas muitas vezes não sabem como identificar, passando por despercebido e se agravando. A tireoide é uma glândula de grande importância ao bom funcionamento do organismo, já que ela regula o metabolismo do corpo. Essa glândula define a velocidade em que as calorias são queimadas, o quão rápido bate o coração e ainda é responsável pelo equilíbrio hormonal.

Reumatismo é um conjunto de cerca de 300 doenças e normalmente é associado às pessoas mais velhas, mas esse conjunto de doenças pode atingir pessoas de qualquer idade.

Esclerose Múltipla é uma doença autoimune que destrói células saudáveis por confundi-las com invasoras, o que acarreta em lesões no cérebro e afeta a medula espinhal, corroendo a proteção que cobre os nervos, conhecida por mielina.

A vacinação contra HPV é a principal forma de prevenção do câncer do colo de útero, sendo de extrema importância que meninas entre nove e onze anos sejam vacinadas.

Passar um dia inteiro fazendo nada, apenas deitado, assistindo televisão e ver o tempo passar é muito bom, principalmente após uma semana carregada de trabalhos e preocupações, esse dia livre é fundamental para recarregar as energias e ter forças para enfrentar o dia a dia corrido novamente. Porém, algumas pessoas sentem essa vontade de fazer nada constantemente e então, pode ser motivo de preocupação com a saúde.

Quando se fala em doença sexualmente transmissível logo já associamos a AIDS, mas existem muitas outras doenças, como por exemplo, a herpes genital.  A doença é transmitida através do contato íntimo, através da boca ou mãos, desde que tenham tido contato direto com feridas causadas pelo vírus.

A mononucleose infecciosa é conhecida como doença do beijo e é causada pelo vírus Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, podendo ser uma infecção assintomática ou apresentar alguns sinais com febre, tosse e dificuldade para engolir.