Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

Mais sobre Atividade Física

Bicicleta é um “brinquedo” para a vida inteira. Mais do que momentos de lazer, ela pode proporcionar saúde e boa forma. Para quem não pode, não consegue ou não gosta de correr, por exemplo, pedalar é uma excelente alternativa de exercício aeróbico.

As câimbras são contrações musculares involuntárias, ou seja, que não conseguimos controlar, e que podem surgir a qualquer momento, principalmente durante a prática de atividades físicas. Estas contrações provocam muita dor, e, quando ocorrem durante a prática esportiva, atrapalham o desempenho e o rendimento.

A musculação feita com o auxílio de pesos é fundamental para garantir o aumento do volume do músculo. O treinamento, em geral, prevê cargas maiores e menos repetições. Mas, além do resultado óbvio, o exercício oferece inúmeros outros benefícios.

Há corredores que acreditam que devem treinar muito (além) para obterem boas marcas. No entanto, se não houver o controle da carga e a programação de períodos de recuperação (pausa e repouso), o risco de cometer excessos será prejudicial à saúde do corredor e ao seu desempenho.

Dica para ter uma corrida mais prazerosa nunca é demais. Por isso seguem algumas dicas importantes para sua corrida, confira:

A natação gasta mais calorias e emagrece mais rápido do que a hidroginástica. Gisele G. Delphino de Azevedo, mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), explica: “A natação é uma atividade física predominantemente aeróbia, por isso auxilia no processo de emagrecimento".

Com o envelhecimento da população mundial, a preocupação com o bem estar das pessoas que estão na terceira idade também aumenta. Estimativas apontam que em 2020 o Brasil terá 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

A prática de atividades físicas deveria fazer parte das nossas vidas constantemente. Além de ser uma das melhores formas para manter um corpo saudável e bonito, aumenta a autoestima e ajuda a melhorar o humor naqueles dias estressantes.

Para conseguir emagrecer, uma pessoa que está acima do peso talvez deva deixar de lado a musculação e dedicar-se somente à prática de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação.

Chega de desculpas! A seguir veja um guia para derrubar os pretextos mais comuns que alimentam o sedentarismo, cessar a autossabotagem e incluir de uma vez por todas a atividade física na rotina.

Um estudo realizado pelo Laboratório de Biomecânica da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revelou os 13 exercícios mais eficientes para perder a barriga. Não dá para errar na malhação agora, né?

Sente-se infeliz? Que tal começar a andar de bicicleta? De acordo com pesquisa da campanha Cycle to Work Day (em tradução livre, Dia de Andar de Bicicleta até o Trabalho), do Reino Unido, pedalar até o trabalho pode melhorar a vida sexual, o relacionamento e carreira. Os dados são do jornal Daily Mail.