Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

Mais sobre Atividade Física

Ganhar massa muscular é o objetivo de muitos que frequentam a academia, mas para conseguir o aumento do músculo é necessário ter muita disciplina. Além de treinar regularmente e ter uma dieta balanceada, é fundamental descansar entre os treinos.

Hoje em dia o que a maioria das mulheres desejam é ficarem magras e com o corpo definido, porém para isso é necessário suar muito a camisa e gastar mais calorias do que ingerir. Para a perda de peso, as atividades aeróbicas e uma boa dieta são fortes aliadas, pois aceleram o metabolismo e usam as gorduras armazenadas pelo organismo como combustível.

Uma modalidade criada na Colômbia, a zumba em pouco tempo conquistou todo o mundo. As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de danças latinas, como a salsa, merengue, samba e mambo.

A melhor atitude contra o envelhecimento é a prática de atividade física, principalmente o alongamento, que é um aliado importante ao estilo de vida saudável, proporcionando diversos benefícios à saúde mental e física.

Tudo em excesso é prejudicial, isto vale até mesmo para os exercícios físicos, apesar de oferecerem diversos benefícios ao corpo e a mente, quando praticado em exagero, pode trazer inúmeros prejuízos à saúde.

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco que ameaçam a saúde, podendo provocar doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, câncer, hipertensão e outras patologias cardiovasculares.

Com o passar do tempo é comum as pessoas passarem a ter medo de se exercitar e acabar sofrendo alguma lesão. Depois dos 65 anos o corpo sofre algumas alterações, ficando mais propensos a sentirem dores, rigidez muscular e um grande cansaço, por isso é necessário saber quais as modalidades mais adequadas.

Muitas mulheres não gostam de musculação, mas também querem ficar com o corpo tonificado e definido, para essas pessoas, uma boa opção é o Ballet Fitness, uma aula que mistura passos dos balé clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões.

O yoga surgiu há milhares de anos na Índia, a prática une o treinamento físico, mental e emocional. Uma atividade indicada para todas as pessoas que têm uma rotina estressante, que sofrem com distúrbio de sono e aos ansiosos.

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios em todas as idades, proporcionando bem-estar e qualidade de vida, mas durante a terceira idade as vantagens são mais significativas, se tornando um elemento essencial.

Por muito foi dito que a melhor forma de se recuperar de um infarto era fazendo repouso, mas há algum tempo vem sido provado que o ideal é praticar exercícios já logo após uma semana do ataque cardíaco.

A menopausa é o período após a última menstruação da mulher, que ocorre normalmente a partir dos 40 anos. Nessa fase, ocorrem mudanças hormonais, provocando as “ondas de calor”, perda óssea, aumento da taxa de colesterol e da pressão arterial, além das constantes mudanças de humor.