Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

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Com o ano começando está na hora de quem é sedentário, começar a se exercitar e cuidar da saúde, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco que ameaçam a saúde, podendo provocar doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, câncer, hipertensão e outras patologias cardiovasculares.

No passado se achava que as atividades físicas deveriam ser interrompidas durante o tratamento de qualquer doença e que o repouso deveria ser priorizado, mas hoje em dia já se sabe que não é assim. A prática de exercícios é fundamental para melhorar a disposição, o corpo e a qualidade de vida do paciente.

Todo mundo que pratica exercícios já sentiu dores musculares quando iniciou o treinamento ou quando trocou os exercícios praticados, mas isso é extremamente normal. A dor muscular é uma reação do nosso corpo até que os músculos se adaptem ao o que está sendo exigido dele.

Muitas mulheres e homens sentem vontade e necessidade de praticar atividades físicas, porém não gostam de puxar peso ou de ficar correndo, e por esse motivo acabam desistindo, mas para aqueles que gostam de dançar há uma solução, a Zumba.

Por razões desconhecidas, as pessoas obesas e sedentárias correm mais riscos de desenvolver algum tipo de câncer. Por isso, a prática regular de atividade física atua diretamente na prevenção da doença, que de todos os casos, 25% são causados pelo sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

Há aqueles que não gostam de esporte, mas que precisam praticar alguma atividade para prevenir doenças e condicionar o corpo, e há aqueles que amam se exercitar e precisam de algo que auxilie no aperfeiçoamento dos movimentos e evitar fraturas, para ambos o mais indicado é o Pilates.

Os músculos são muito exigidos durante a prática de exercícios físicos por serem os únicos fornecedores de força capazes de produzir movimentos articulares. E é justamente por se esforçar tanto que a distensão muscular é tão comum, rompendo as fibras.

Junto com o horário de verão, o calor chegou com tudo e as temperaturas estão elevadíssimas, sendo necessário tomar alguns cuidados durante a prática de atividades físicas para não passar mal e evitar quedas na pressão.

Andar de bicicleta pode até ser uma brincadeira de criança, mas vai além disso, é uma atividade extremamente benéfica a nossa saúde e mente, sendo um excelente exercício aos adultos e as crianças.

Andar com os ombros abertos, queixos erguidos e postura ereta deixa qualquer pessoa mais elegante e poderosa, além de evitar algumas dores nas costas, mas para se manter sempre assim é necessário praticar constantemente exercícios que alonguem e fortaleçam a musculatura.

Todo mundo que pratica exercícios físicos, ao menos uma vez, já reclamou de dor no joelho e isso ocorre porque eles são as articulações mais importantes do nosso corpo e se sobrecarregam todas as vezes que os músculos das pernas e do quadril estão enfraquecidos.

Todos sabem que o sedentarismo não é a melhor opção para quem deseja se manter saudável e longe de complicações na saúde, mas para mudar esse hábito é preciso iniciar aos poucos, o mais recomendado é que aqueles que não possuem o costume de se exercitarem, comecem com a caminhada.