Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

Mais sobre Atividade Física

Sente-se infeliz? Que tal começar a andar de bicicleta? De acordo com pesquisa da campanha Cycle to Work Day (em tradução livre, Dia de Andar de Bicicleta até o Trabalho), do Reino Unido, pedalar até o trabalho pode melhorar a vida sexual, o relacionamento e carreira. Os dados são do jornal Daily Mail.

Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. E as boas notícias não param por aí: enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom.

Como perder a barriga é um grande dilema na vida da maioria das mulheres. Para eliminar os indesejados pneuzinhos é preciso apostar nos exercícios certos. Além de uma reeducação alimentar, para conquistar aquele abdômen sem saliência é preciso dedicar um tempo do treino de ginástica a exercícios para perder barriga.

O sedentarismo está entre os dez principais fatores de risco que ameaçam a saúde, segundo uma pesquisa sobre a carga global de doenças feita em 2010. Outro extenso estudo, feito na Austrália e publicado em 2012, provou que o sedentarismo não só provoca doenças, como encurta a vida.

Quem pratica esporte está sujeito a lesões. Segundo o ortopedista Alexandre Santacruz, do Hospital e Maternidade São Luiz, a atividade física previne uma série de doenças, mas sua prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares se não houver o cuidado com o aquecimento e o alongamento adequados.

Estudo diz que correr 42 km causa lesões ao coração. Médicos pedem cautela com longas distâncias. A pesquisa, realizada pela Universidade Laval, no Canadá, recrutou 20 corredores amadores saudáveis, analisando seu comportamento fisiológico algumas semanas antes e 48 horas depois de uma prova de longa distância.

Deixar de lado o marasmo da ergométrica e entrar nas desafiadoras aulas de spinning (ou bike indoor) pode ser proveitoso: em 60 minutos de pedalada, 600 calorias são incineradas.

Quando se trata de exercício físico, o peso na consciência pode ser fatal. Quem está em débito com o corpo costuma se jogar na malhação como se o mundo (ou o contrato com a academia) fosse acabar no dia seguinte. Há também quem acredite que uma pelada no fim de semana seja o suficiente para manter a saúde em dia.

Fazer uma corrida curta e rápida diariamente pode ser tão eficaz quanto correr prolongadamente para viver mais, destaca um estudo publicado na segunda-feira (28).

Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, os profissionais da saúde recomendam que as pessoas pratiquem cerca de 150 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos, como andar, correr, pedalar, nadar ou dançar.

Já reparou como gatos e cachorros esticam o corpo todo antes mesmo de dar o primeiro passo, todos os dias, pela manhã? Segundo os especialistas, seria ótimo se os homens pudessem copiar esse bom hábito dos seus melhores amigos.

Determinar se correr é melhor que caminhar, ou o contrário, é uma questão que intriga os cientistas há vários anos. Ou, pelo menos, até agora: cientistas comprovaram que caminhar é tão saudável como correr.