Todo mundo que pratica exercícios físicos, ao menos uma vez, já reclamou de dor no joelho e isso ocorre porque eles são as articulações mais importantes do nosso corpo e se sobrecarregam todas as vezes que os músculos das pernas e do quadril estão enfraquecidos.

Essas dores normalmente ocorrem por desequilíbrio muscular, falta de alongamento, excesso de impacto, treino de alta intensidade, erros posturais, doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas.

E ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia é a última opção para fortalecer os joelhos, a melhor forma de aliviar as dores na região é o fortalecimento dos quadríceps, posteriores de coxa, adutores e abdutores, além de todos aqueles que estão ao redor do joelho.

Mas apenas o fortalecimento não basta, também é preciso alongar bem a região posterior das pernas, se atentar aos movimentos que se faz durante os exercícios para manter a posição correta, sem desalinhar ou sobrecarregar as articulações, e é preciso escolher corretamente o calçado que irá utilizar, cada atividade tem um tipo específico de tênis que é mais apropriado.

Caso esteja sentindo dores durante a prática das atividades ou no momento de descanso, procure um fisioterapeuta e um médico ortopedista, eles poderão te ajudar a aliviar as dores sem a intervenção cirúrgica.