Todo mundo que pratica exercícios já sentiu dores musculares quando iniciou o treinamento ou quando trocou os exercícios praticados, mas isso é extremamente normal. A dor muscular é uma reação do nosso corpo até que os músculos se adaptem ao o que está sendo exigido dele.

Essas dores podem ocorrer por dois motivos:

- Acúmulo de ácido lático nos músculos e a dor aparece no momento em que se está exercitando ou logo após;

- Micro lesões musculares, então as dores surgem no dia seguinte podendo se intensificar até 72 horas após a prática da atividade.

Mas não se assuste, a dor logo passará, porque os músculos criam um mecanismo de recuperação para reparar essas micro lesões e aumenta a resistência ao exercício praticado. Porém, há algumas formas de aliviar as dores enquanto elas não passam totalmente:

Gelo: Quando sentir qualquer tipo de dor muscular, coloque gelo envolto de uma toalha sobre a região dolorida, o gelo impede danos mais graves e acelera a cura de micro lesões;

Banho quente: Após aplicar o gelo, tome um banho quente, essa troca de temperatura funcionará como uma hidroterapia e irá relaxar os músculos;

Massagem: Uma boa massagem antes de dormir também ajudará no relaxamento muscular. Primeiro massageie as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo;

Exercícios: Para não ficar dolorida, o segredo é continuar se exercitando, pois só assim seu corpo irá se acostumar com os movimentos;

Alimentação: Após o treino, consumir um lanche saudável também ajuda na redução da dor, dê preferências em alimentos ricos em carboidratos e proteínas;

Mas não se esqueça, os exercícios devem sempre serem praticados com a orientação de um profissional da educação física e se as dores estiverem muito intensas e não passarem após 72 horas, procure um médico.