Fazer abdominal dói, é chato, mas é muito importante, não pela questão estética de ficar com barriga tanquinho, mas porque atrás da parede abdominal se encontra as partes vitais do nosso organismo, sendo necessário manter a tonicidade muscular dessa região do corpo.

A parte abdominal é constituída por músculos: reto abdominal, oblíquo interno e externo, e os músculos transversos, e esse conjunto muscular possuem a função de manter a movimentação da coluna lombar, sustentar as vísceras e manter o equilíbrio e postura.

É extremamente importante manter esses músculos fortes, pois é na região abdominal que se encontra o centro da gravidade no nosso corpo, e com isso todos os músculos devem ser exercitados por igual, a fim de evitar desvios posturais.

Além do mais, quando a musculatura abdominal está fraca dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias, o surgimento de hemorróidas e permite que o estômago fique dilatado por não encontrar resistência, o que  pode desencadear em um ganho de peso.

Veja qual a função de cada músculo abdominal:

Reto abdominal: Fortalece a região pélvica e aumenta a pressão intra-abdominal, facilitando a expiração, micção, defecação, entre outras.

Oblíquos internos e externos: Essenciais para manter a postura.

Transverso do abdômen: Fortalece a coluna vertebral, estabilizando a lombar.

Existem diversos tipos de exercícios que estimulam a região abdominal, portanto cada pessoa deve procurar um profissional de educação física para orientar qual o exercício mais eficiente para o seu tipo de corpo e objetivo.