Ao começar a praticar exercícios ou quando muda a rotina de atividades praticadas é comum sentir algumas dores musculares, mas que não impedem a movimentação e demoram alguns dias para passar.

A chamada Dor Muscular Tardia (DMT) é comum devido ao rompimento do tecido muscular causados nos primeiros dias de esforço, as dores aparecem aproximadamente 8 horas após a prática do exercício, aumentando a intensidade do desconforto de 24 a 72 horas depois.

A DMT é resultado de um processo inflamatório no músculo, por isso a demora para passar o desconforto, pois a musculatura precisa passar pelas fases irritativa, vascular, exsudativa, necrótica e então a reparativa. A notícia boa é que os músculos criam mecanismo de recuperação para reparar as microlesões, aumentando a resistência ao exercício e deixando o músculo maior.

Seguem recomendações para aliviar as dores pós treino:

Compressa de gelo: Coloque gelo em um saco envolto em uma toalha sobre a região dolorida, o gelo irá acelerar o reparo das lesões.

Aquecer a região: Quando tirar o gelo, o indicado é tomar um banho quente para relaxar os músculos, agindo como uma hidroterapia.

Massagem: A massagem após os exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, acelerando a remoção das substâncias inflamatórias.

Para evitar as dores continue praticando exercício regularmente, também não se esqueça de aquecer antes da prática das atividades e de alongar logo após. Além disso, o consumo de carboidratos e proteínas após o treino previne o incômodo muscular.