Independente de qual seja o objetivo, as atividades físicas traz diversos benefícios à saúde, mas se os exercícios não forem executados corretamente poderão não ter um resultado satisfatório, além de acarretar em lesões.

Saiba quais são os principais erros cometidos na prática de atividade física:

Não variar o treino:

É necessário de tempo em tempo trocar os exercícios praticado, pois quando só faz os mesmos, o corpo se acostuma e fica sujeito a lesão por esforço repetitivo.

Não alongar:

Os exercícios de alongamento após o treino é fundamental para relaxar o músculo, prevenir lesões e manter a postura adequada.

Errar na roupa:

É um mito que usar várias blusas facilita a perda de gordura. Os exercícios devem ser feitos com roupas leves para impedir a desidratação.

Malhar de forma inadequada:

É comum as pessoas quererem pegar mais peso e fazer as repetições rápidas isso pode causar lesões. O correto para ter um bom resultado é fazer as repetições lentamente e pegando a quantidade de peso que aguente.

Excesso de exercício:

Há pessoas que viciam na academia, mas não sabem o mal que isso faz, treinar intensamente pode levar a distensões, lesões por estresse e até mesmo perda do músculo.

Não descansar:

É necessário dar intervalo entre os treinos para descansar o músculo e evitar lesões. Caso haja tontura, dor muscular e mal-estar deve-se interromper imediatamente os treinos e reduzir a intensidade.

Comer inadequadamente:

Treinar em jejum aumenta o risco de hipoglicemia e faz com que a pessoa perda massa magra. Porém, se for a academia com o estômago cheio há grandes chances de ficar com mal-estar, enjoo e náuseas.

Cuidado com a postura:

É necessário ter muito cuidado com a postura durante os exercícios a fim de evitar lesões.

Não aquecer:

É indicado correr ou caminhar por 15 minutos antes da prática de exercícios, pois caso os músculos não estejam aquecidos podem sofrer lesões e distensões.

Portanto, ter a orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para evitar lesões e atingir os objetivos esperados como ganhar massa muscular, perder gordura ou manter a saúde em dia.