As aulas de spinning são uma excelente opção de exercício para quem quer perder peso. Em apenas uma hora é possível eliminar até 700 calorias, por isso é uma das mais lotadas nas academias.

Mas esse não é o único benefício, a prática regular do spinning promove o fortalecimento das pernas, dos glúteos, do abdômen e da região lombar, além de contribuir para a redução do colesterol, da pressão arterial, auxiliar no controle do diabetes e diminuir o risco de doenças coronarianas.

Não há restrição de idade e peso para a prática da atividade, que ajuda a melhorar o cotidiano, como não ficar cansado ao subir e descer escadas ou durante caminhadas. A única contra indicação é para pessoas com problemas cardíacos severos e elevados graus de lesão nos joelhos e coluna.

Confira 6 dicas para garantir uma melhor performance e usufruir ao máximo dos benefícios:

Usar frequencímetro: Esse aparelho monitora a frequência cardíaca durante a atividade física. Para garantir a perda de gordura, o ideal é ter o coração trabalhando entre 65% e 75% de sua frequência máxima.

Calçar sapatilha: A bicicleta tem um firma-pé para prender o tênis, mas a melhor opção é usar sapatilhas especiais para ciclistas. O solado duro desse calçado transfere a força da perna direto para o pedal, sem desperdiçar energia. Além de que a sola do tênis, por ser mais macia, pode forçar o pé causando incômodo.

Respeitar o cronograma das aulas: O spinning tem diversas sessões durante a aula, em momentos priorizam a perda de gordura, outras o fortalecimento do músculo ou o ganho de resistência física. Portanto, é de extrema importância que faça a aula completa para obter todos os benefícios.

Usar banco de gel ou bermuda acolchoada: O banco da bicicleta é duro e costuma causar desconforto, por isso é aconselhável que se utilize uma capinha de proteção no banco ou uma bermuda com proteção extra.

Hidratar o organismo: Beber muita água durante a aula garante um melhor rendimento, a hidratação do organismo evita a fadiga.

Usar uma toalha: A segurança durante a aula é de extrema importância, por isso tenha sempre uma toalha para secar as mãos e evitar que escorreguem do guidão.