A corrida é considerada um dos melhores exercícios, porém é preciso ter certo preparo físico para não ter problemas posteriores. A musculatura das pernas precisa estar forte e o coração saudável para obter um bom desempenho, porém outro fator é tão importante quanto esses.

É comum que algumas pessoas fiquem ofegantes após alguns minutos de corrida, dificultando um bom desempenho. Por isso, separamos algumas dicas que como fortalecer os seus pulmões a fim de adquirir mais fôlego durante os exercícios:

Se exercite regularmente: Correndo regularmente, o corpo irá se acostumar com aquele esforço e irá progredindo.

Saiba o ritmo certo: A velocidade deve ser determinada de acordo com a sua frequência cardíaca, mantendo-a sempre baixa. Se você correr em um ritmo mais rápido do que o corpo aguenta, não irá ter fôlego mesmo.

Faça intervalos: Para que o corpo tenha uma maior percepção do esforço físico é preciso intercalar os treinos em séries de corrida e caminhada, aumentando o tempo de corrida aos poucos.

Respire: O ideal é que você aprenda a controlar a entrada e saída de ar a fim de ficar o menos ofegante possível. Evite também respirar apenas pela boca, esse tipo de respiração aumenta a sensação de cansaço.

Pratique outras atividades: A respiração melhora muito com a prática de outras atividades como natação, vôlei, futebol, ciclismo e principalmente a yoga que potencializa o movimento da respiração e ativa a musculatura envolvida.

Aqueça: Por mais acostumado que já esteja a correr é sempre importante fazer o aquecimento antes de iniciar os treinos.

Cuida da saúde: Os hábitos diários também fazem toda a diferença, portanto se quiser ter uma boa respiração, evite fumar e consumir alta quantia de bebidas alcóolicas.