Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

Mais sobre Atividade Física

Fitball é uma modalidade de exercícios praticada com o auxílio de uma bola de borracha, no pilates, trabalha diversos grupos musculares, auxiliando na concentração, equilíbrio e desenvolve técnicas de respiração e ainda pode ser usado como complemento na musculação.

Todo mundo já conhece o pilates e sabe dos seus benefícios para a postura corporal e saúde mental, mas e o Neopilates você conhece? É uma técnica avançada do Pilates que inclui o treinamento funcional e exercícios circenses, essa nova modalidade é caracterizada pela concentração, contração do abdome, controle da respiração, alinhamento do corpo, fluidez e precisão dos movimentos.

Independente de qual seja o objetivo, as atividades físicas traz diversos benefícios à saúde, mas se os exercícios não forem executados corretamente poderão não ter um resultado satisfatório, além de acarretar em lesões.

Querendo acabar com as gordurinhas e ao mesmo tempo aliviar o estresse? Comece a praticar boxe. Um esporte muito prazeroso, que alia defesa pessoal ao condicionamento físico, coordenação motora e o fortalecimento da musculatura.

Os exercícios físicos são excelentes para o bom funcionamento do corpo, porém quando é praticado em excesso pode causar danos à saúde.

A nova geração só quer saber de eletrônicos e tecnologia, além do mais os pais estão cada vez mais super protetores e morre de medo de que os filhos se machuquem, com isso as crianças só ficam trancadas em casa na frente do vídeo game e computador. Porém, deixar a tecnologia de lado e ir se exercitar nas horas vagas traz diversos benefícios para o corpo e mente da criança, tornando-a mais alegre, forte, disposta e um provável adulto mais saudável.

E quem disse que os idosos precisam ficar em casa sem se exercitarem está muito errado, os exercícios físicos trazem muitos benefícios em todas as idades, proporcionando bem-estar e qualidade de vida, mas durante a terceira idade as vantagens são mais significativas, se tornando um elemento essencial.

Cada vez mais as pessoas encaram uma rotina estressante de trabalho, estudos ou qualquer outra atividade rotineira e para evitar problemas mentais e físicos é necessário aprender a relaxar e aliviar todo os sintomas de estresse e ansiedade. Para tal, a prática do yoga é uma excelente opção.

As mulheres, no geral, ao descobrirem a gravidez ficam cheias de medos e passam a acreditar em todos os mitos em volta da gestação, por fim, sem nem perceberem tratam a gravidez como se fosse uma doença, pois se privam de todas e quaisquer atividades.

Os músculos, muito exigidos durante a prática de exercícios físicos, são os únicos fornecedores de força capazes de produzir movimentos articulares.
A distensão muscular ocorre quando um músculo é submetido a um grande esforço a ponto de romper as fibras musculares e o vasos sanguíneos que o irrigam, originando hematoma e inflamação local.


Existem dois tipos: A aguda, quando o músculo é submetido a uma contração repentina de forte intensidade, ocorre normalmente no levantamento de peso. E a crônica, ocorre com a repetição de um mesmo movimento exigindo sempre o mesmo músculo, comum entre corredores e ciclistas.

Quando ocorre uma lesão os primeiros sinais são uma dor muito forte, presença de hematoma, edema e dificuldade para movimentar o músculo lesionado. Quanto mais grave for a lesão, mais intensos serão os sintomas. 

As lesões são classificadas em níveis de acordo com a sua gravidade:

Grau I: Quando poucas fibras foram rompidas, a lesão acomete no máximo 5% do músculo.

Grau II: A quantidade de fibras lesionadas e gravidade são maiores, acomete de 5 a 50% do músculo. Além das dores serem mais intesas, a recuperação é mais lenta.

Grau III: Normalmente, ocorre a ruptura completa do músculo, resultando em uma grave perda da função do membro.

O tratamento é simples, deve-se aplicar gelo na região em ciclos de 10-15 minutos e compressão do local, o membro deve permanecer elevado e em repouso, a imobilização deve ser evitada ao máximo para não perder a força muscular e a percepção dos movimentos, é indicada apenas no grau III.

Podem ser incluídos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos a fim de reduzir as dores e controlar o processo inflamatório. Após uma semana é indicado medidas fisioterápicas e logo após o retorno a prática de exercícios físicos para recuperar a força da musculatura. 

A prevenção de lesões é possível com o hábito de aquecer o músculo antes da prática de exercícios, alongar antes e depois e se hidratar constantemente.

A maioria das mulheres deseja ter um corpo tonificado e definido, porém algumas não gostam de ir a academia para puxar peso, assim como é preciso na musculação. Então, uma boa opção para as mulheres é a técnica Ballet Fitness, uma aula que mistura passos dos ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões.

Com a correria dos dias em que vivemos atualmente, acabamos não prestando muita atenção em nossa postura, ficando arcados e consequentemente sentindo dores nas costas. Porém com o auxílio de exercícios físicos é possível ficar com os ombros abertos, queixos erguidos e postura ereta, passando uma imagem mais elegante e poderosa.